quarta-feira, abril 27, 2011

Chico Buarque, Festa de São Jorge, Wilson das Neves e Elza Soares - Brasil das artes e encontros

Entre os dias 20 e 25, de abril, estive no Rio de Janeiro filmando as histórias dos amigos e parceiros da Elza Soares na arte: Chico Buarque e Wilson das Neves e a relação da cantora com São Jorge, o santo guerreiro.

No primeiro dia, Elza e Wilson das Neves, 'cumpades' de consideração, narraram como foi a viagem deles para a Argentina, onde surgiu o disco "Elza Soares - Baterista Wilson das Neves". A filmagem revela o processo criativo e produção deste álbum que é uma obra prima.

A conversa entre os dois tomou rumo aos orixás revelando ritos, tradições e mitos que nos levam à Festa de São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro e que as comemorações ocorrem todo dia 23 de abril.  Em 2011, ocorreu que a data coincidiu com o Sábado Santo, da igreja Católica havendo conflitos entre os fiés de S. Jorge e as autoridades da Igreja Católica que tentou barrar as comemorações de S. Jorge.


No entanto, mesmo com a mobilização prejudicada por esses coflitos, a Festa de S. Jorge ocorreu nas Paróquias de Quintino e Caxias, no Rj e, em vários outros locais. Estivemos lá e o filme mostrará como foi esse dia no Rj, com sequências carnavalesca, no meio das ruas, de Quintino, onde a Escola de Samba Império Serrano com sua bateria festejou com feijoada e música ao vivo na Casa de Jorge.

Na Segunda -feira, dia 25, filmamos com Chico Buarque, na Biscoito Fino. A Elza Soares não pôde comparecer por motivo de saúde, enviando uma carta ao cantor que emocionou-se ao falar sobre a cantora.

"Elza é alegria", disse Chico Buarque, ao encerrar a entrevista, que durou cerca de 40 minutos, com momentos incríveis de conteúdo e poética, como se espera ser, vindo de um intectual e criador artístico, como  Chico Buarque de Hollanda. emc

quinta-feira, abril 21, 2011

Produção / Filmagem - Rio de Janeiro, abril de 2011

música é expansão no cinema. arte é diálogo. as pesquisas são fundamentais como forma de conhecer a memória, mas não esqueçamos: "contra a memória forte dos costumes", assim, pode-se criar livremente e viva a liberdade. A caminho do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, vamos tratar de música, criatividade, exuberância da natureza, ritos e mitos. seguimos em direção aos prazeres dos trópicos.               emc