Elza Soares é aclamada na quadra da Unidos da Cabuçu, no RJ, na noite de 15 de julho de 2011
Elza Soares, Bruno Lucide, Marco Aramha, Marcyo de Olliveira, eu
Fotos: Rodney Figueiredo e Felipe Diniz Marinho
Até parece que foi ontem o carnaval 2010, quando Elza Soares entra na grande avenida como madrinha da bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e junto à grande festa também desfila a ala "Deu a Elza na Elza", em homenagem a cantora.
Há cerca de 40 dias, conversando com a Elza Soares... ela me contou, feliz, que seria a homenageada da Escola de Samba Unidos do Cabuçu no carnaval de 2012. Logo na sequência, tive a oportunidade de tornar-me amiga do carnavalesco Márcyo de Olliveira, no facebook, que demostrou imensa satisfação em realizar um velho sonho junto à Elza Soares.
Dias depois, após trocar ideias e emails com o Marcyo, que revelou-me estar ouvindo, compulsivamente, as músicas de Elza Soares, fiquei emocionada, quando o mesmo envio-me a sinopse do samba enrendo, em que ele e o também carnavalesco Marco Aramha assinam e que colocaram, quem vos fala, assinando ao lado dos mesmos a pesquisa.
Os dois tiveram muito talento para desenvolver a sinopse do samba enredo que de forma poética revela Elza Soares, sua arte, ginga e que já faz a diferença no carnaval 2012.
O Rio de Janeiro, seus artistas... o carnaval, suas facetas e mistérios são fascinantes e reveladores. A Elza Soares, sua trajetória junto a este universo, representa para mim e este trabalho: fonte de vida e transcendência.
No dia 15 de julho, de 2011, estive no Rio de Janeiro, na quadra da Unidos da Cabuçu para prestigiar o encontro da Elza Soares com a comunidade e, saí de mim ao encontrar as ruas e quadra da Escola lotadas de crianças, jovens, senhoras e senhores, "reis do anonimato", como diria Nelson Pereira dos Santos-, realizados com aquele momento eternizado em seus corações.
A agenda do carnaval 2012 começou... é longa e farta. Espero continuar descobrindo e aprendendo mais e mais com esta gente de verdade, entrelaçados de arte, cultura, amor e tradição brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário