sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Nelson Pereira dos Santos e Elizabete Martins conversam sobre longa com Elza Soares

foto: Luiz Ventura

A jornalista Elizabete Martins Campos é recebida pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos na Academia Brasileira de Letras (ABL) onde conversaram sobre o longa-metragem que traz Elza Soares como protagonista.

 "O NPS é a maior referência para nós jovens realizadores, quando o assunto é cinema e, principalmente, quando se fala de temas ligados à identidade brasileira. Por isto, seria impossível para mim, pensar em um trabalho com o foco que busco para este, trilhar sem a bênção dele. Nas pesquisas para o filme, descobri que o NPS, certa vez, disse a Elza que ela era assunto de filme,  então, perguntei isto para ele e para a Elza. Este também foi um motivo muito forte para que eu tentasse unir NPS e Elza por meio deste trabalho. Este meu reencontro com o 'pai do cinema brasileiro' para falar do assunto, consumou-se no convite para que o mesmo seja o consultor do nosso filme", comenta Elizabete.

No encontro, NPS disse a Elizabete que filmou com Elza como figurante no Maracanã no filme "Rio, 40 Graus". " Preste atenção nas cenas no Maracanã, frame a frame", revela Nelson, durante o encontro.

"Chegando em Copacabana,  após uma carona de carro que o NPS me ofereceu, ele comentou que cada rua, cada quarteirão daquele ali traz histórias totalmente diferentes. Ele falando passou-me a impressão de cidades dentro de ruas, de países dentro de pessoas, uma coisa fabulosa de verdadeira diversidade humana e fatos. Realmente, Nelson, são 100 quarteirões de metáforas da sociedade brasileira. Elza Soares mora ali, ela cruzou o túnel e é isto que pretendemos impregnar neste filme. As palavras do mestre, naquele dia chuvoso de Rio de Janeiro, são traduzidas como lições para se fazer cinema", comenta Elizabete.
Por Tatiana Tonucci


Nenhum comentário:

Postar um comentário