quinta-feira, julho 28, 2011

Carnaval 2012 - Rio de Janeiro, Brasil


 Elza Soares é aclamada na quadra da Unidos da Cabuçu, no RJ,  na noite de 15 de julho de 2011 

Elza Soares, Bruno Lucide, Marco Aramha, Marcyo de Olliveira, eu 

Fotos:  Rodney Figueiredo e Felipe Diniz Marinho

Até parece que foi ontem o carnaval 2010, quando Elza Soares entra na grande avenida como madrinha da bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e junto à grande festa também desfila a ala "Deu a Elza na Elza",  em homenagem a cantora. 

Há cerca de 40 dias, conversando com a Elza Soares... ela me contou, feliz, que seria a homenageada da Escola de Samba Unidos do Cabuçu no carnaval de 2012. Logo na sequência, tive a oportunidade de tornar-me amiga do carnavalesco Márcyo de Olliveira, no facebook, que demostrou imensa satisfação em realizar um velho sonho junto à Elza Soares. 

Dias depois, após trocar ideias e emails com o Marcyo, que revelou-me estar ouvindo, compulsivamente, as músicas de Elza Soares, fiquei emocionada, quando o mesmo envio-me a sinopse do samba enrendo, em que ele e o também carnavalesco Marco Aramha assinam e que colocaram, quem vos fala, assinando ao lado dos mesmos a pesquisa.

Os dois tiveram muito talento para desenvolver a sinopse do samba enredo que de forma poética revela Elza Soares, sua arte, ginga e que já faz a diferença no carnaval 2012.

O Rio de Janeiro,  seus artistas... o carnaval,  suas facetas e  mistérios são fascinantes e reveladores. A Elza Soares, sua trajetória junto a este universo, representa para  mim e este trabalho: fonte de vida e transcendência. 

No dia 15 de julho, de 2011, estive no Rio de Janeiro, na quadra da Unidos da Cabuçu para prestigiar o encontro da Elza Soares com a comunidade e, saí de mim ao encontrar as ruas e quadra da Escola lotadas de crianças, jovens, senhoras e senhores, "reis do anonimato", como diria Nelson Pereira dos Santos-,  realizados com aquele momento eternizado em seus corações. 

A agenda do carnaval 2012 começou... é longa e farta. Espero continuar descobrindo e aprendendo  mais e mais com esta gente de verdade, entrelaçados de arte, cultura, amor e tradição brasileira.









Nenhum comentário:

Postar um comentário