sábado, julho 30, 2011

S.E.R.E.S Unidos do Cabuçu, RJ, Brasil - Carnaval 2012 - homenageia Elza Soares




S.E.R.E.S.Unidos do Cabuçu
Presidente: Waldir Merchioro
Autores do enredo/sinopse: Marco Aramha & Marcyo de Olliveira
Pesquisadores: Marco Aramha, Marcyo de Olliveira e Elizabete Martins Campos
Carnavalescos: Marco Aramha & Marcyo de Olliveira

A Cabuçu dá a Elza na Avenida!
Intenção do enredo

S.E.R.E.S. Unidos do Cabuçu ilumina o palco da avenida para apresentar alguns dos melhores momentos da estrela Elza Soares. Que iluminam nossas mentes e corações, arrebatando nossos sentidos, inspirando hipnotizando e porque não dizer roubando nossa devoção.

Sinopse do enredo
Os leões símbolos da Unidos do Cabuçu vêem contar de uma grande estrela, mulata assanhada, que cheia de graça nos fascina, mexendo com a vida da gente, fazendo pirraça, eletrizando nosso coração: Elza Soares.
Nascida na pobreza de uma favela do Rio de Janeiro, foi deste cedo que as influencias músicais vindas do violão do pai, deram à centelha para o fogo incentivador pela musica.

Sabão um pedacinho assim! Água um tiquinho assim! Tanque um tanquinho assim! Mas a roupa, um tantão assim! Era o lamento da Elza lavadeira. Que no esforço da luta diária descobriu seu Dom.

Incentivada pela falta de dinheiro e pela fome, foi que em 1953, tomou coragem de ir à Rádio Tupi, no programa "Calouros em desfile". Ary Barroso, ao ver a figura a sua frente trajada de modo caricato perguntou, de que planeta ela vinha! Sem hesitar ela responde:_Do planeta fome!

Ao soltar a voz com a música “lama” o surpreso apresentador diz:_ Acaba de nascer uma estrela!
Após se apresentar em vários lugares conheceu a companhia de Mercedes Batista, que a levou para a Argentina. Na volta foi contratada para a Rádio Vera Cruz onde teve contato com várias personalidades que incentivaram sua carreira.

Em seu primeiro sucesso Elza canta: "Se acaso você chegasse”
“...no meu barraco
À beira de um regato
E de um bosque em flor
De dia me lava a roupa
De noite me beija a boca
E assim nós vamos vivendo de amor”

Outros sucessos também embalaram vários casos de amor, como os sucessos, “Beija-me” e “Beijo na boca”, cantados por Elza. Que falam de beijos com paixão e juras sinceras de amor.

Em 1962, fez apresentações como madrinha do Brasil na Copa do Mundo no Chile, onde conheceu o grande cantor Louis Armstgrong, que reverenciou seu talento. Foi lá também que conheceu um dos seus grandes amores, o jogador de futebol Garrincha.

Elza sempre foi essa mulata cheia de graça até um pouco assanhada, com feitiço no olhar. Desde os tempos da lata d`água na cabeça, estandarte que representa sua arte, com seu jogo de cena e cintura driblou a fome. Negra sempre foi seu nome, defendida pelo samba e o próprio carnaval, hoje nesta avenida apresenta sua ciência e filosofia.

Carioca da gema se balança toda pra andar, balançando do Leme ao Leblon, balançando o Rio de Janeiro e nosso coração.

Elza avisa:_ Devagar com a louça! Nós conhecemos a moça, por isso cuidado quando por pimenta no molho, só pra ver se o povo aguenta.

Malandro, amigo, companheiro protetor, sei que vive no mundo morrendo de amor. Por isso venho falar em nome daquela que bem conhece a malandragem.

Uma coisa que todo mundo sabe é que Chamego de crioula é o melhor remédio que pode existir. Mas, pra fazer efeito direitinho você tem que rebolar, rebolar, rebolar. E como Elza, dár o seu famoso passo de samba “miudinho”.

Em 1984, Elza estava desiludida e decidida a desistir de tudo. Em um acaso do destino encontrou com Caetano Veloso em São Paulo, quando o mesmo a convidou para gravar, retornando às paradas de sucesso com a música “Língua”.

De modo atemporal Elza transita em vários estilos musicais sem perder o gingado.
Rock and roll ! Gritam as guitarras elétricas dos Titãs e a ferocidade de Lobão irmana a voz rouca da eclética Elza.

O blues de Cole Porter ganhou uma versão em português em dueto com Chico Buarque e Elza Soares ,onde cantam que dos cidadãos aos animais, todos fazem! Então! Façamos, vamos amar!
Sabendo bem o que é o preconceito, tendo consciência do seu valor, apesar de tacharem como diz a música que “A carne mais barata do mercado é a carne negra”, Elza soares sempre apoiou a igualdade racial.

Até o funk carioca ganhou uma nova sonoridade com a força de sua voz, lembrando que favela não aparece em cartão postal e o desejo do pobre é apenas ser feliz.

Desde menina Elza sempre gostou de carnaval, tanto que variavelmente grava algum samba enredo. As escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Mangueira, Império Serrano, Unidos de Vila Isabel, Unidos da Tijuca e União da Ilha, já foram homenageadas com seus sambas cantados por ela.

No Acadêmicos do Salgueiro foi a primeira mulher interprete de samba enredo na avenida.
Além de defender com sua voz o desfile de sua querida Mocidade Independente de Padre Miguel , e também a Acadêmicos do Cubango.

E sua emoção chega ao máximo quando escuta na voz do grande comunicador e amigo Jorge Perlingeiro, ao anunciar as notas dez conquistadas por ela, na apuração das escolas de samba.

Desde o primeiro lugar no programa de Ary Barroso até o prêmio de melhor cantora do milênio dado pela BBC de Londres em 2000, foram muitos prêmios, medalhas, títulos, condecorações, discos de ouro e platina que laurearam a voz rouca e forte de Elza, que continua recebendo prêmios.

Emocionou multidões na abertura dos Jogos Pan-Americano de 2007, entoando nosso hino nacional.
Como atriz e homenageada tem estado na grande tela do cinema inúmeras vezes.

O ditado “Mente sã em corpo são“ é prezando, da cabeça ao pé da letra por ela. A saúde física e mental são marca registrada de Elza, que é um exemplo de vitalidade.

Com uma conexão direta com o divino, tem sua fé inabalada por São Jorge seu protetor.
Elza vibra ao ver em vermelho e preto as conquistas e vitórias de seu time de coração, confirmando que, uma vez flamengo sempre flamengo!

Nossa estrela tem incrível paixão por outra estrela. Uma estrela que como um coração bate forte no peito e na alma, ritmada, iluminada, colorida em verde e branco. É em meio a lágrimas de felicidade que troco os lugares, invertendo o papel, trazendo minha estrela angelical e endiabrada, no coração da estrela símbolo da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Com certeza de que nossa estrela está feliz em meio a sambistas, ritmistas, compositores, passistas e gente como ela que vibram e sente a paixão popular do samba e do carnaval, é que a Unidos do Cabuçu traz esta singela homenagem, esperamos mostrar a similaridade de nossa escola de samba com a eterna mulata assanhada. Com pretenções de que daqui por diante um marco foi firmado no carnaval, quando em um ato de doação máxima de sua arte, sentimentos e pessoa, Elza Soares se dà através de nossa escola de samba ao carnaval.

E é por isso que:
A Cabuçu dá a Elza na avenida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário